Foto: Beto Albert

Em mais uma semana em que o calor deve ser predominante, Santa Maria pode registrar a maior temperatura dos últimos dois anos, com termômetros acima dos 40°C. Nesta segunda-feira (3), a máxima foi de 36,8°C, com desconforto térmico de 44,1°C, às 14h10min, no Bairro Perpétuo Socorro, como informou o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia. Contudo, para os próximos dias, a sensação de abafamento pode ser maior.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com Verardo, o estabelecimento de um sistema de alta pressão resulta em uma onda de calor intensa na região. Ele reforça que o período de estiagem, que está sendo observado no Estado, colabora para para tal condição climática em função do solo seco e da umidade baixa.
– A principal condição é que as ondas de calor se intensificam em períodos de estiagem, com solo seco e com pouca umidade. Logo, temos uma preferência pela intensificação de sistemas de alta pressão que ganham cada vez mais força, funcionando como se fossem uma bolha de calor – explicou o meteorologista.
Para terça (4), a previsão indica máximas de 40°C em Santa Maria. Nos dois últimos anos, a maior temperatura registrada na cidade foi 40,4°C, em 17 de dezembro de 2023. Nesta terça, os termômetros podem apontar marcas superiores, com desconforto térmico de até 45°C. Portanto, não é recomendada a exposição exagerada ao sol, principalmente à tarde.
Para o restante da semana, a onda de calor seguirá atuando. Entre quinta (6) e sexta (7), existe a possibilidade de pancadas isoladas de chuva, que podem causar leve queda nas máximas, que irão até 32°C nos dois dias. Mesmo assim, não terá alívio no calor e a sensação de abafamento continuará.
Confira as máximas esperadas para os próximos dias
- Segunda-feira (3): 36,8°C
- Terça-feira (4): 40°C
- Quarta-feira (5): 38°C
- Quinta-Feira (6): 35°C
- Sexta-feira (7): 33°C
- Sábado (8): 34°C
- Domingo (9): 37°C